Para captar dinheiro para o seu projeto inovador, você precisa dar três passos. Primeiro, identifique em que fase está sua startup. Segundo, conheça as linhas de fomento para a inovação no país.

Em terceiro lugar, saia para captar o dinheiro. Esse caminho é importante para economizar o seu tempo. Além disso, otimiza também a sua jornada.

Cada modalidade de financiamento compreenderá uma fase da empresa. Desta forma, o dinheiro pode ser mais bem aproveitado.

Contudo, é preciso ser honesto com você mesmo. Não adianta dizer que o seu projeto está em uma fase em que não está. O investidor ou o agente de financiamento logo vai descobrir. Então, você vai perder tempo!

Portanto, é preciso que a fase seja identificada da forma correta. Uma vez feito isso, vou te mostrar as linhas e modalidades de recursos correspondentes.

Projeto inovador na fase da ideia

Se o seu projeto inovador ainda está na fase da ideia ou na fase de validação do MVP, há alguns caminhos que você pode seguir.

Um exemplo, são os programas de subvenção econômica. Essa modalidade foi criada pela Lei de Inovação e prevê um recurso para empresas. Neste caso, o dinheiro não precisa ser devolvido para o agente de fomento.

Na subvenção econômica, o Estado divide o risco para a inovação. Dessa forma, se o projeto não der certo de alguma maneira, a empresa não precisa devolver o dinheiro.

Nessa modalidade, temos o programa Centelha e o programa Sinapse da Inovação. Ambos contam com o recurso da Finep. Eles fomentam até R$ 70 mil por projeto na fase da ideia.

Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay 

Alguns grupos de investidores anjo também atuam com projetos na fase da ideia. Assim, você pode iniciar o mapeamento entendendo a tese de investimento de cada grupo.

A tese de investimento é a premissa de critérios de cada investidor. Desta forma, a tese mostra em que tipo de startup o grupo investe.

Ou seja, não é porque é investidor anjo que vai investir na fase da ideia. Tudo vai depender da tese de investimento. A Anjos do Brasil, por exemplo, possui investidores que apoiam startups nesta fase.

Startup na fase dos primeiros clientes

Você já validou sua solução. Já está com os primeiros clientes. Porém, ainda precisa de dinheiro para avançar. Na linha de investimento, também podemos contar com investidores anjo.

Esse dinheiro ficará centrado para as ações de venda. Ou ainda na ampliação da startup para atender mais clientes. Grupos como a Smart Value Investment, GV Angels e Curitiba Angels são alguns exemplos.

Aliás, existem vários no país. Mas, lembre-se: seu ponto de partida é conhecer a tese de cada um deles. Além disso, o importante é ter clareza do quanto precisa e para quê precisa!

Se esse dinheiro entrar, onde você vai investir? Os investidores precisam enxergar a estratégia da empresa. Assim, eles vão conseguir identificar sua capacidade de expansão.

Outra modalidade é o bônus tecnológico, que também foi criado pela Lei de Inovação. O bônus é concedido por alguma instituição com o objetivo de subsidiar projetos internos de melhoria.

O programa Sebraetec, por exemplo, é um bônus tecnológico e apoia empresas nas seguintes áreas:

  • Design
  • Inovação
  • Produtividade
  • Propriedade Intelectual
  • Qualidade
  • Serviços digitais
  • Sustentabilidade

Tudo isso subsidiado em até 70%.

Empresas na fase de avanço de sua solução inovadora

Essa é a fase que mais possui linhas de financiamento para quem precisa desenvolver um projeto inovador. Vai de investidores a programas do Estado. Mas, acima de tudo, é importante saber para quê você vai precisar do recurso.

Pode ser, por exemplo, para ampliar uma solução inovadora. Ou seja, fazer melhorias significativas na sua solução. Ou ainda, lançar uma nova solução. Para isso, temos algumas opções na modalidade subvenção.

Imagem de TheDigitalWay por Pixabay 

Exemplos são os editais de subvenção da Finep. Entre eles, os lançados recentemente para a COVID, Tecnologias 4.0 ou Materiais Avançados.

É difícil saber quais são as áreas prioritárias e quando sairá um novo edital. Isso porque a política científica e tecnológica do país não possui uma estrutura organizada.

Mas, se você não quer perder nenhum, não se preocupe! A gente monitora tudo por aqui. Você pode acompanhar no nosso Linkedin! Ou você pode assinar a nossa newsletter. Assim, não tem desculpa!

notícias inovação

Também é possível buscar dinheiro com investidores nessa fase. Exemplos são G2 Capital, Inseed e Bossa Nova Investimentos. Esses grupos maiores apostam em novas soluções, considerando que seja de uma empresa que já existe. E, também, em empresas que querem ampliar seu potencial de inovação.

Ainda é possível conseguir isenção fiscal. Neste caso, algum imposto pode ser trocado pelo financiamento de projetos. Em Londrina, por exemplo, temos o ISS Tecnológico.

As empresas que pagam o ISS podem solicitar a isenção fiscal para projetos de inovação. Assim, os investimentos podem ser feitos em equipamentos e até capacitação da equipe.

Dinheiro para projeto inovador depende de documentos e materiais

Você vai precisar de documentos para captar dinheiro para seu projeto inovador. Independente da fase que sua startup esteja.

Acima de tudo é preciso saber o conceito de inovação. Se for buscar investidores, você precisará de um pitch deck muito bem organizado.

O investidor precisa enxergar o caminho de crescimento do seu negócio. Além disso, como você fará para crescer.

Imagem de Alexsander-777 por Pixabay 

Para os editais, é preciso escrever um projeto. Então, cada um deles requer um grau de detalhamento. Já vi editais do Senai pedindo um simples Canvas de Projeto, por exemplo.

Por outro lado, também já vi editais da Finep pedindo planos bem complexos. Isto é, não dá para montar o projeto somente na hora em que abre o edital. Pelo contrário, é preciso ter algo prévio antes.

Agora, se sair um edital e você se interessar, pode seguir esses 10 passos que eu descrevi para você ter mais chances. Ou mesmo contar com a Vlinder para a redação da sua proposta.

Com toda a certeza, o importante é não ficar parado. Em outras palavras, você pode conseguir apoio em diferentes frentes, basta conhecer e tentar!