Receber recursos para executar projetos de inovação da sua empresa! Acho impossível um empresário não gostar dessa ideia. E é viável captar esses recursos. Afinal, existem diversos editais e chamadas públicas. Eles oferecem diferentes tipos de apoio para as empresas inovarem. A principal questão é: quando a empresa está pronta para essa captação?
Na verdade, não existe um estágio ideal para captação de recursos. Por exemplo, alguns editais contemplam projetos que ainda estão na fase da ideia. Outros, exigem da empresa mais maturidade. No entanto, tudo depende do projeto. É aí que está o segredo: um bom projeto abre portas para bons editais.
Primeiro o projeto, depois o edital
A primeira coisa que eu recomendo é: tenha projetos para editais e não editais para projetos. Ou seja, é melhor buscar por editais depois de já ter um projeto previamente estruturado. No entanto, isso nem sempre acontece.
Algumas empresas esperam primeiro encontrar um edital atrativo, para então pensar no projeto. Dessa forma, a empresa terá poucas informações para tentar a captação. O que prejudica a proposta, pois editais são exigentes quanto a isso.
Com projetos organizados, a empresa estará apta para captar o recurso. Inclusive, ter mais de um projeto organizado pode fazer parte da estratégia. Assim, poderá tentar diferentes editais.
Atenção aos critérios para captar recursos
Ler o edital é o primeiro passo, quando uma chamada é aberta. Reler e anotar os critérios obrigatórios é o segundo. É importante ter atenção nesse momento. Afinal, um detalhe não observado pode fazer a empresa perder tempo com o projeto.
Acredite, acontece!! A empresa não lê. Parte para a escrita do projeto e no fim, descobre que não cumpre os critérios para participar.
Na dúvida, consulte a agência de fomento responsável pelo edital. São elas que criam as regras e critérios da chamada. E todas sempre disponibilizam um canal de atendimento para essas consultas.
Uma dica: faça sempre consultas por e-mail. Assim a resposta da agência fica registrada.
Captar recursos não reembolsáveis é uma grande vantagem!
O edital mais vantajoso para as empresas são os de subvenção econômica. Ou seja, editais nos quais o recurso não precisa ser reembolsado. Isso ocorre porque o Estado assume o risco da inovação junto com a empresa ao disponibilizar esse recurso.
No entanto, existem outros tipos de fomento. O ideal é analisar o tipo adequado para o projeto que se pretende fazer. Aqui você encontra informações sobre como captar recursos para projetos inovadores!
Principais erros na hora de submeter um projeto
Captar projetos não é algo impossível, mas exige alguns cuidados e atenção para não cometer erros bem comuns.
- Não ler o edital com calma.
Trago esse edital da Finep como exemplo. Mostra as propostas que não foram habilitadas. Ou seja, propostas que não foram nem avaliadas, porque não cumpriram com os critérios obrigatórios. Assim, a empresa investiu tempo em algo que não foi sequer lido.
- Tentar adaptar o projeto para ser compatível com o edital
Escrever um projeto exige tempo e dedicação. Além disso, exige informação e dados relevantes para a proposta.
Dessa forma, não vale a pena escrever algo de qualquer jeito. Dificilmente vai passar. Como resultado, você só vai desperdiçar seu tempo e até dinheiro.
- Redação muito técnica ou truncada
O entendimento técnico é importante em um projeto, mas não é tudo. Nem sempre o avaliador é um técnico. Assim, a escrita precisa ser bem clara e objetiva.
Precisa explicar de forma que um não técnico veja valor na proposta. A argumentação é uma das principais chaves para um projeto bem escrito.
- Escrita desvinculada do orçamento
O projeto precisa estar todo alinhado. Tudo o que for escrito, precisa estar vinculado ao desenvolvimento financeiro. Quando eu escrevo projetos, sempre crio uma linha de raciocínio. Usar as TRLs ajuda muito.
Saiba mais alguns passos para captar recursos para inovação.
Contrato alguém ou passo para minha equipe escrever?
Três fatores são fundamentais para tomar essa decisão: tempo, recursos e habilidade de escrita. Se você tem tempo, habilidade de escrita e não tem recursos, você pode se organizar para escrever. Afinal, ninguém conhece o projeto melhor do que você.
No último edital do Tecnova – PR, eu atuei até com consultoria para quem não tinha o recurso para a redação. Assim foi possível orientar a empresa para aquela chamada em específico.
Inclusive, elaborei um roteiro com dicas para quem quer escrever um bom projeto.
Agora, se você não tem tempo e habilidade, avalie se tem recursos para contratar alguém. Cada profissional cobra de uma forma, mas o preço normalmente varia de 1% até 10% do total do valor do projeto.
Outra coisa, o redator não vai inventar um projeto para a sua empresa. Ele vai redigir. Cabe à empresa repassar as informações. Além de dar o suporte necessário.
Portanto, captar recursos é uma ótima chance da empresa executar projetos que não conseguiria sozinha. É também uma questão de prática. No fim, é uma ótima estratégia para inovar!