Querer ser uma empresa inovadora não basta para que as coisas aconteçam! Vejo muitas empresas que se animam com a ideia de inovar.

Mas na prática, não oferecem estrutura para que a inovação aconteça. Nem trabalham para que a inovação seja sistematizada. 

Assim, começam projetos de inovação sem ter estrutura para avançar com eles. Desta forma, sem uma lógica adequada de gestão.

Então, pode gerar pouco ou nenhum resultado. E, assim, fica a impressão de que não vale a pena inovar.

Por isso, é importante que as empresas tenham estrutura para que a inovação aconteça.

Que estrutura uma empresa inovadora precisa?

A ISO 56002 Sistema de Gestão para Inovação traz um exemplo de estrutura, que está prevista como área de Suporte. Ou seja, tudo que é necessário para que o processo de inovação aconteça.

Então, vou te apresentar os 12 itens previstos na ISO 56002 para essa área de suporte. 

1 – Pessoas

Em primeiro lugar, uma empresa inovadora precisa de pessoas dedicadas aos programas de inovação. De preferência, pessoas que tenham algum conhecimento. Ou a empresa pode capacitá-las.

Programas como atividades secundárias do time ou não prioritários prejudicam o processo.

2 – Tempo 

Não basta ter pessoas! É preciso que elas dediquem tempo para os programas ou projetos. Inovação deve ser uma área estratégica.

Ou seja, é preciso ter tempo. A inovação não é um trabalho a mais, mas sim parte da ação da empresa.

3 – Finanças

A inovação não acontece de graça. É fundamental ter um centro de custo para os projetos e programas.

Portanto, com base nesse valor, decidir o que é possível fazer.  Além disso, há também a possibilidade de captar recursos externos para inovação. E isso também requer preparo. 

4 – Infraestrutura 

Adianta a empresa atrair projetos e não ter onde validá-los na prática? A estrutura da empresa ajuda a definir o tipo de projeto que ela quer atrair.

Por isso é fundamental saber quais espaços ela tem para testes e validação.

Além disso, se possível, proporcionar espaços de estímulo à criatividade. Seja para sua equipe interna ou para parceiros. Lembrando que inovação também não é só ter sala Google. 

5 – Conhecimento

Programas e projetos inovadores têm algumas particularidades. Por isso, é importante que o time esteja alinhado a esse tema.

Conheça metodologias e ferramentas para trabalhar com inovação.

6 – Competências 

É importante que o time saiba trabalhar o sistema de gestão da inovação. Por isso, quanto mais multidisciplinar, melhor. Entre as competências, estão:

  • conhecimentos sobre startups
  • empreendedorismo
  • transferência de tecnologia
  • propriedade intelectual. 

7 – Conscientização

O sistema de gestão da inovação deve ser parte da cultura da empresa inovadora. Por isso, é preciso oferecer uma estrutura de sensibilização para todos.

Não apenas os envolvidos diretamente nos projetos. Caso contrário, o time de inovação pode encontrar barreiras quando precisar envolver outros setores. 

8 – Comunicação

Primeiramente, comunicação é fundamental em qualquer aspecto em uma empresa. Para inovação não seria diferente.

Quando uma empresa começa a inovar, ela precisa pensar como vai comunicar as atividades desenvolvidas.

O que falar? Quando e para quem? Tudo ajuda no sucesso dos projetos e programas. 

9 – Ferramenta e métodos

A empresa deve oferecer ferramentas e métodos para que seu time trabalhe com inovação. Por exemplo, ela pode contratar uma plataforma de gestão da inovação. Ou começar mais simples, com uma planilha, por exemplo.

Nesse segundo caso, voltamos à área de competência e conhecimento. Se a equipe não sabe elaborar um método, a empresa deve buscar por capacitação da equipe.

Além disso, é importante ter métodos que ajudem para a captação de ideias e validação de projetos. 

10 – Gestão da inteligência 

Soluções inovadoras começam por identificar de oportunidades. Que estrutura a empresa vai oferecer para que seu time esteja apto para isso?

Gestão da inteligência envolve a análise da empresa para o seu contexto. Quais serão as ferramentas ou programas usados. Ideias não brotam de maças!

11 – Propriedade Intelectual

Proteção intelectual é a proteger conhecimento das soluções inovadoras. Por isso, a empresa precisa olhar para como estratégico.

E viabilizar que essa proteção aconteça. Tanto para novos projetos. Quanto para ganhar dinheiro com a PI. 

12 – Informação documentada

Um sistema de gestão da inovação deve ser documentado. É através disso que é possível analisar seus resultados e aprendizados. Melhorando assim todo o sistema.

Por fim, é importante ter em mente que não dá para inovar sem estrutura. Então, se você é pequeno, comece um programa de inovação menor. Se você é grande e tem condições, invista em uma estrutura mais robusta.

A questão não é o tamanho da estrutura da empresa inovadora. Mas que ela exista e, claro, seja eficaz.