Toda empresa tem certeza de que seu produto ou serviço atende ao mercado. A questão é: será que o cliente também pensa assim? É exatamente para isso que serve a validação de produtos. Ela é o processo que vai mostrar como o mercado vai reagir aquela solução. 

A validação é um método das startups. Dessa forma, em empresas tradicionais, na maioria dos casos, esse processo não acontece. Normalmente, a empresa tem uma ideia, desenvolve e coloca no mercado. Já a startup não. Ela tem a ideia, desenvolve, valida e então, coloca no mercado.

É importante ressaltar que a validação pode ser aplicada a diferentes aspectos da solução de uma empresa tradicional também. Do ponto de vista da inovação, é o que chamamos de inovar a partir do modelo das startups. 

Por isso, você precisa saber o que quer validar.  Por exemplo:

  1. Você pode validar em um produto se a tecnologia funciona. Ou se ela tem usabilidade para o cliente;
  2. Validar se determinado mercado, tem interesse por aquela solução; 
  3. Entender e validar preços de produtos ou serviços;
  4. Funcionalidades de determinado produto ou serviço também são validados.

Assim, durante a validação, você vai perceber pontos que podem melhorar. Ainda, ela pode até mudar completamente a solução. A ideia é que com esse processo se tenha algo que se encaixe melhor nas necessidades do mercado.

Validação está no Funil de Inovação

O funil de inovação, por exemplo, conta com a etapa de validação. Gosto muito do modelo proposto pela ISO 56002:2019 para esse funil e a etapa de validação está lá. 

Elaborado por Tatiana Fiuza – Fonte ISO 56002:2019


A inovação dentro da empresa deve ser planejada e organizada. Ela deve fazer parte de um processo de gestão. Isso vai garantir que o desenvolvimento de soluções inovadoras seja recorrente. E não que seja um projeto pontual que vai acabar em algum momento.

É para orientar esse processo que o funil de inovação deve ser utilizado. 

O funil de inovação garante que a empresa tenha um portfólio de projetos. Ou seja, amplia a possibilidade do desenvolvimento de uma solução inovadora. Seguir os passos do funil dará a garantia para a empresa que ela não faz algo pontual, mas sim, possui uma gestão da inovação. 

Devo validar qualquer inovação?

SIM!! É importante lembrar que a validação não testa a inovação. A validação testa o produto ou o serviço. Ela vai indicar o potencial desse produto ou serviço virar uma solução inovadora. Então sim, é importante que essa etapa faça parte de qualquer iniciativa para inovação.

Vou validar com meus amigos. Serve?

Não, não serve. É importante que a validação aconteça com um cliente real. Seus amigos e familiares vão sempre olhar o lado bom do que você desenvolveu. O cliente que não tem relação com você será crítico. É disso que você precisa.

Principais cuidados na hora de validar

Não basta jogar a solução na mão do cliente e dar as costas. É importante saber:

  1. O que você quer validar?
  2. Como o cliente usa a solução? Precisa sentar junto, observar. 
  3. Uma vez com as validações, organizar o plano de melhoria e aplicar

Há método, não deve ser feito de qualquer forma. Eu sempre recomendo o método do MVP, ou mínimo produto viável.

A solução pode dar certo sem validação?

A solução pode entrar no mercado e se tornar inovação sem ser validada? Sim. Como pode não dar resultado. A validação minimiza esse risco. Portanto, para  a empresa isso é fundamental. Afinal, uma solução que não dá certo pode matar o negócio

Na inovação fechada, por exemplo, as soluções inovadoras não passavam pela validação. Ainda existem empresas que fazem isso. Mas como eu disse, para aempresa a validação é importante. Imagine colocar no mercado uma solução da qual o cliente participou do desenvolvimento? As chances de sucesso são muito maiores!