Gestão da inovação é o mais novo grande desafio das empresas que estão na busca da promoção da inovação

Quando Henry Chesbrough lançou sua teoria sobre inovação aberta nos anos 2000 nos Estados Unidos, ele indicou que o grande desafio.

As empresas que fazem ações para a promoção da inovação precisam gerenciar as iniciativas de inovação.

Assim, a gestão da inovação significa gerenciar todas as atividades ligadas à inovação em uma empresa. Organizando as ações, as empresas podem seguir um caminho até chegar ao mercado e serem possíveis de mensuração de resultados.

Já presente na rotina das grandes corporações brasileiras, a inovação aberta indica o caminho para muitas possibilidades internas e externas na busca por soluções inovadoras.

Vendo esse boom de atividades sendo executadas, cada vez mais, empresas de médio e grande porte que ainda não experimentaram a experiência estão criando seus próprios programas.

Mas, não basta a criação dos programas de inovação aberta, sejam eles com startups ou institutos de pesquisa.

É preciso que a empresa também crie junto com os programas, a estrutura de gestão da inovação. Para que haja uma trajetória que a ideia vai percorrer até virar a inovação.

Ou seja, se há uma parceria com a startup, como vamos atuar e como gerenciar essa parceria para que ela dê resultados?

Alinhamento de estratégia para inovação

O primeiro passo é entender que as iniciativas de inovação devem fazer parte da estratégia da empresa. Ou seja, não basta criar um “departamento” inovação e achar que ele sozinho dará conta das demandas. É preciso estratégia, equipe multidisciplinar, tempo e recursos.

Quando a promoção da inovação faz parte da estratégia da empresa é possível engajar mais a equipe, promover a cultura da inovação, ampliar o escopo de parcerias e possibilitar as novas experiências.

Um caminho para inovar

Podemos dizer que a gestão da inovação cria um caminho para que uma ideia se torne uma solução inovadora. Por isso que digo que não basta criar os programas de inovação sem as atividades de gestão.

Por exemplo, se uma empresa cria um programa com startups, qual será o caminho que aquelas soluções das startups vai percorrer até que se torne uma solução para a grande empresa?

Como vamos avaliar os projetos que estão avançando? Quais serão as atividades de acompanhamento? Como possibilitar os testes e as validações de uma solução? Qual será a estratégia de transferência de tecnologia ou aquisição da startup?

Ou seja, há uma estrutura por trás que precisa ser montada para que a empresa, de fato, apure resultados. Senão, teremos mais oba-oba.

Desafios da gestão da inovação

Estando em algumas empresas, estudando sobre o tema e observando o mercado, considero que o grande desafio está no gerenciamento em si.

Muitos programas de inovação são mais complexos, outros mais simples, porém, em ambos, há o desafio do PDCA (sigla em inglês) para Planejar, Executar, Avaliar e Ajustar.

Toda empresa de médio e grande porte possui uma estrutura bem organizada de gestão financeira e de gestão de pessoas, por exemplo. Mas, porque não há para a gestão da inovação?

Certa vez conversando com uma gerente de área estratégica de uma instituição de renome, ela me disse: Tati, as empresas estão buscando, elas querem criar as estruturas para a inovação, mas ainda não sabem como.

Sobre o como fazer a gestão da inovação

Já escrevi por aqui sobre como fazer a gestão da inovação. E considero que a gestão da inovação é algo tão simples quanto ao mesmo tempo complexo. A grande sacada é entender logo de largada que precisamos gerenciar as iniciativas.

Então, se há um programa com startups, é preciso gerenciamento e mensuração de resultados. Se as parcerias são com universidades, como se dá o gerenciamento e o que, de fato, tem trazido resultado? Ou mesmo se as ações para a promoção da inovação partem do intraempreendedorismo ou da coleta de ideias pelos colaboradores, é importante planejar, executar, checar e ajustar.

Estabelecer a rota da ideia à inovação e avaliar via PDCA. Esse é o grande desafio, essa é a nova forma como as empresas estão inovando e, assim como a inovação é fundamental, precisamos entender que a sua gestão também o é.