Produto inovador. Mentalidade inovadora. Empresa inovadora. São termos que vemos por aí com frequência nas apresentações corporativas. No entanto, até que ponto eles representam a realidade dessas corporações. E até que ponto eles fazem parte de uma “inovação de papel”? Aquela que existe na teoria, mas não na prática. 

Quando digo uma “inovação de papel”, não quero dizer que a empresa está mentindo sobre a estratégia. Ou que ela divulga apenas por uma questão de marketing etc. Mas no sentido de que ela tem ações de inovação, mas não consegue manter uma atividade sistêmica sobre isso. 

Inovando, mas só um pouco… 

Se a corporação tem um programa de ideias. Ou mesmo um programa de inovação aberta, ela é inovadora, certo? Nem sempre. 

Quando não colocamos novos produtos no mercado e não avaliamos seu retorno, não estamos inovando. Assim, é muito comum que as empresas iniciem as ações de inovação que estão no começo do funil da inovação. No entanto, não finalizam esse processo. Não testam as soluções que entraram no funil, nem estabelecem novos negócios. Ou seja, atuam apenas na boca do funil.  

Portanto, participar de eventos e ações que atraem parceiros e geram ideias é válido. Mas não dar continuidade nessas ações, é o que torna a inovação uma estratégia de papel. Então, digamos assim, mais vale um projeto que você conduza até o final. Do que 10 ações que começam, mas não são finalizadas. 

E como mudar esse cenário?

Eu sempre falo que deve ser um passo de cada vez, mas precisa ter começo, meio e fim. A inovação deve ser sistêmica. Ou seja, ter processos definidos e uma estratégia para gestão. (Recomendo pesquisar sobre a ISO 56002!)

Portanto, é preciso desenvolver iniciativas para geração de ideias e formas de filtrar e fazer com que sejam testadas algumas soluções. Após o teste, passar para o desenvolvimento e a inserção daquela solução no mercado ou mesmo no ambiente interno. Dessa forma, o ciclo todo será feito.

Sinais de que é a empresa é inovadora…

São muitos fatores que indicam uma empresa inovadora. Desde a cultura, até a inserção de novas soluções no mercado, o relacionamento com o ambiente de inovação e parceiros como startups etc. Há uma série de indicadores que podem ser avaliados nesse sentido. 

Contudo, eu diria que é uma empresa que está disposta a testar soluções. Além de desenvolver novos produtos e serviços. E aprimorar processos. Faz tudo isso em parceria com outros atores. 

Acima de tudo, entende que o mercado está cada vez mais rápido e adverso. E é exatamente por isso que é preciso mais do que a inovação de papel para manter uma empresa competitiva e em crescimento. 

Pensando nisso, vou deixar aqui três reflexões para fazer a respeito da inovação na sua corporação: 

  1. As ações que são iniciadas, são finalizadas?
  2. Se alguma ação não é finalizada, por que isso acontece?
  3. Você sabe quais são os indicadores que mostram se as ações estão dando resultado?

A resposta dessas perguntas vai te ajudar a entender se a sua empresa está inovando de fato ou só no papel!