Dentro de uma empresa, a inovação não caminha se a liderança não tomar essa decisão. E nesse caso, quando falo de liderança, estou falando da alta direção da empresa. Porque se a inovação não for assumida como estratégia, ela simplesmente não acontece.
Antes de tudo, inovar não é sobre ter ideias malucas e fazer acontecer. É sobre planejamento e estudo de mercado. Algumas pessoas vão confundir inovação com invenção. Na invenção sim, você tem esse peso criativo alto. Você cria algo e depois pensa se aquilo é realmente útil.
No entanto, quando falamos sobre inovação, estamos falando sobre mercado. A inovação só acontece quando a solução entra no mercado e gera retorno. Não é aposta, é estratégia.
E sendo estratégia, ela deve fazer parte das decisões e planejamentos da empresa, assim como qualquer outra frente.
Eu vejo muitas iniciativas inovadoras nascendo nos setores da empresa. Surgindo da movimentação de gerentes e coordenadores. Mas elas acabam morrendo, justamente porque a liderança não assume essa estratégia e trata essa frente como um projeto paralelo.
Inovar não deve ser um problema, mas uma solução
“Aqui as coisas são difíceis”. Eu escuto frases como essa em diferentes empresas, quando o assunto é inovação. Sejam empresas grandes ou pequenas. E também em empresas que já inovam ou as que querem começar. A dificuldade é um cenário geral e normalmente está relacionado aos impasses gerados pela liderança.
Parece que há gestores que querem a inovação, mas não querem as novas ideias. Querem inovar, mas não aceitam as mudanças que o time faz. Querem crescer por meio da inovação, mas não permitem que a equipe avance. Não existe milagre, certo?
A liderança que atrapalha
A liderança que atrapalha é aquela que cria muitas regras, que deixa o processo engessado e burocrático. Podemos dizer também que é aquela que vê mais problema do que solução. A que busca tangibilizar o intangível. Inovação envolve incerteza, é preciso trabalhar com isso.
A liderança precisa querer e dar condições para o processo de inovação. Percebo ainda que muitas lideranças não veem valor na inovação. E optam por abrir portas para essa estratégia porque é uma tendência do mercado.
No entanto, se a liderança não tiver certeza sobre o valor que a inovação pode gerar para sua empresa, ela vai achar tudo arriscado. Ela vai achar que tudo não compensa e no fim, a inovação fica só no discurso.
E como definir esse valor?
Como eu disse, inovação é planejamento. A liderança precisa definir onde quer chegar e a partir daí traçamos a rota da inovação. Ou seja, primeiro ela pensa que resultado ele quer dessa estratégia. Depois ela vai pensar em sistematizar os fluxos para isso.
Se essa sistematização não é feita, a empresa pode até ter ações pontuais e através delas gerar uma solução inovadora. No entanto, será bem mais difícil. Afinal, a equipe vai ter que descobrir como fazer na prática. O que é diferente se você tem os fluxos e processos definidos.
O que diz a ISO 56002 sobre a liderança?
Para quem não sabe, a ISO 56002:2019 é sobre Gestão da Inovação. Por isso, ela tem um capítulo sobre a Liderança no Sistema de Gestão da Inovação. A norma diz que a liderança é responsável por:
- A liderança é responsável pela efetividade e eficiência do sistema;
- Ela assegura uma visão estratégica, política e objetivos de inovação, que sejam estabelecidos, consistentes e compatíveis com o contexto e a direção estratégica da empresa;
- Também fomenta a cultura da inovação;
- Assegura a adoção e integração dos requisitos dos sistemas de gestão da inovação;
- Conscientiza a gestão eficaz da inovação e adota diretrizes para o sistema de gestão da inovação;
- Ainda assegura que o sistema alcance os resultados pretendidos
Portanto, não há, perante a norma, um sistema de gestão da inovação eficiente sem a liderança fazendo sua parte.
Como ser uma liderança que inova?
Se você quer ser uma liderança que faz a inovação acontecer, o primeiro passo é adotar ela como estratégia na sua empresa. Depois de entender o que você quer da inovação, precisa definir como conseguir isso. Ou seja, sistematizar seu sistema de gestão da inovação. Depois, é hora de envolver seu time.
As pessoas acham, de uma maneira equivocada, que a ideia com potencial de inovação virá de um clique. Não é assim. É preciso estudar, experimentar, vivenciar.
Levar os times a conhecerem como outras empresas vencem certos desafios é uma boa forma de fazer isso. Por exemplo, se temos um desafio na área de atendimento ao cliente. Que tal estudar uma rede de varejo e entender como ela atua?
Se a liderança não cuidar, a rotina da equipe vai matar a inovação. Por isso, possibilitar novas experimentações é muito importante.
Por fim, mas talvez um dos pontos mais importantes, é fundamental oferecer suporte. Seja de infraestrutura, tempo e recursos. Inovar sem querer investir só estressa a equipe. Afirmo novamente, inovar é uma decisão e como tal, precisa ser bancada pela liderança!