Manter o foco! Cuidado, lembre do seu foco! Essas duas frases são muito comuns no meu dia a dia com startups. Falo quase em toda a reunião e para diferentes modelos de negócio.

Por que na maioria dos casos, se perde o foco do negócio? Como em startup tudo muda muito rápido e você tem que ser rápido para errar, ajustar e fazer o correto, acaba que, sem querer, o empreendedor perde o foco. Acredito que em 98% dos casos não é maldade, mas… acaba acontecendo. Alguns motivos levam startups a perderem o foco, vamos a eles!

Perder o foco para monetizar

Como assim monetizar fazer perder o foco? Ah, faz sim. Na vontade por monetizar logo, a startup acaba abrindo um leque tão grande de serviços, que esquece o seu negócio principal.

E, muitas vezes, nem coloca na planilha para saber se aquele serviço foi rentável para a empresa. Se há uma oportunidade de ganhar algo, a startup está lá. Mas, de fato, qual a necessidade de monetizar qualquer coisa que esteja além do modelo de negócios? Muitas vezes é o fato de ter contas para pagar, o que é super compreensível.

Mas, será que aquele tempo e esforço que está sendo colocado em um outro serviço para monetizar, se fosse realmente colocado para fazer o negócio rodar, não daria mais resultado?

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Perder o foco nas ações do dia a dia

Empreendedor de startup é faz tudo. Planeja, desenvolve, faz o marketing, o administrativo, vende, emite nota, vai ao banco, limpa a mesa etc. Faz de tudo um pouco, porque é só uma pequena equipe mesmo. Assim, o empreendedor de startup precisa ser muito, mas muito organizado na sua rotina.

Porque uma ida ao banco não pode significar que não deu tempo de fazer o post no facebook, por exemplo. Se a startup fizer um planejamento para determinada ação, essa ação não pode se perder nas tarefas do dia a dia. E isso é muito comum.

Na rotina do dia a dia, a startup pode se perder até na estratégia definida para o negócio. Sabe aquela sensação de que trabalhei o dia inteiro, fiz milhares de coisas, mas acabei não fazendo nada? Então… Será mesmo que vale a pena manter essa rotina maluca ou se organizar um pouco mais pensando no foco e caminhando até ele?

Perder o foco quando chega no mercado

Startup constrói produtos com clientes. Isso é fato. Não é mais aquele perfil em que a empresa passava anos desenvolvendo um produto e somente quando estava tudo prontíssimo, o mercado ia conhecê-lo. Não, não é mais assim.

Startup cria sempre, desde a ideia, seu produto com o cliente. Só que clientes são pessoas, mesmo que sejam empresas, existem pessoas que tomam a decisão. O processo de criação compartilhada exige muito foco do empreendedor.

Porque o meu olhar sobre cada coisa é diferente do seu. Eu posso querer coisas que você não quer e se a startup atender todos os desejos ficará a vida inteira fazendo um produto que nunca chegará no mercado.

O foco aqui é no produto ou no serviço. Será mesmo que eu preciso melhorar isso? Será mesmo que eu preciso mexer nisso? Uma linha fina entre a teimosia e o foco. Ouvir o cliente é fundamental, mas também o é, saber a hora de se concentrar no modelo de negócio proposto.

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Perder o foco quando não se tem um modelo de negócio claro

Quando a startup não possui muita clareza sobre o seu modelo de negócio, ela também perde o foco. Porque assim como o cliente, cada pessoa que der um pitaco sobre o modelo, este vai se adaptar.

modelo de negócio caminha, alguém fala algo, daí vira a para um lado, alguém fala outro, vira pro outro lado e assim vai e nunca se tem um modelo de negócio, seja ele qual for, para testarmos e validarmos ao máximo. Sempre se muda a empresa a partir do que os outros falam.

Mas, startup não pivota? Sim, e como eu disse lá no começo, é preciso saber onde errou rápido e corrigir. Só que se não há um modelo de negócio claro, para mim, nem é pivotar.

É ter experiências… perder tempo com que os outros querem e não com que o negócio pode ser. Será que você testou e validou mesmo todas as possibilidades do modelo de negócio, antes de tomar uma decisão de ir para o outro lado?

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O certo de tudo isso é que startup não tem padrão. Não tem uma forma que caiba para todas startups . Isso não existe, como diriam Francisco Duarte e Leonardo Gomes:

O cerne das abordagens de planejamento de startups é o gerenciamento de incertezas

Se o caminho é baseado na incerteza, a única certeza pode ser no onde queremos chegar. Assim, ter o foco para chegar nesse objetivo, pode auxiliar nos caminhos incertos que há por aí.