Se ainda restam dúvidas sobre as diferenças entre essas duas proteções, vamos saná-las agora!

Você sabe qual a diferença entre marca e patente? Como aqui no blog sempre queremos trazer temas informativos de uma forma simples e direta com a finalidade de um bom entendimento, hoje trouxemos esse tema que sempre causa dúvidas em muita gente.

Você já viu aqui no blog nosso artigo sobre o que é patente, e também viu um outro texto explicando o que é registro de marca. Portanto, decidimos cruzar os temas, evidenciando as diferenças, para tirar todas as suas dúvidas.

Diversas vezes já ouvi pessoas dizendo “quero patentear minha marca”, e isso não existe. O registro de marca e o de patente concedem tipos diferentes de proteção, para coisas diferentes e de formas diferentes.

veja a diferença entre registro de marca e registro de patente

Posso registrar marca e patente?

“Patentear a marca” você não pode, até porque isso não existe. Você pode sim patentear um produto desenvolvido por você ou por sua empresa, e registrar a marca desse produto.

Só para exemplificar podemos citar a empresa Nestle. Ela possui a marca do nome da empresa registrada, todos os produtos produzidos e comercializados por ela também tem sua marca registrada, e quando ela desenvolve um processo novo ligado às suas atividades, ela também pode patentear.

Foi o que aconteceu com o processo de transformar a polpa do cacau em um pó que contém açúcar natural, desenvolvido pela empresa e que ela já solicitou a patente. Com esse processo, a multinacional pode desenvolver um novo produto, um chocolate mais saudável e natural, e também registrar sua marca.

patente

Primeiro, o que elas têm em comum?

Não apenas a marca, como também a patente são propriedade industriais. Isso quer dizer que elas são usadas e aplicadas na indústria. A patente se refere a produtos e processos que podem ser produzidos e replicados industrialmente, em qualquer tipo de indústria, inclusive a agrícola. Já a marca se refere a produtos e serviços que são fabricados e comercializados.

Os dois direitos são protegidos e gerenciados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Então, aqui no Brasil, tanto a marca quanto a patente são registrados no mesmo órgão.

marca

Patente X Marca

Com o intuito de fazer uma comparação entre os dois tipos de proteção, elaborei a tabela abaixo trazendo características essenciais de cada tipo de proteção. Desse modo, podemos fazer uma análise rápida e certeira a respeito das diferenças entre marca e patente.

CaracterísticasPatenteMarca
O que posso proteger?Produto ou processoNomes, logos e formatos diferenciais
RequisitosNovidade, atividade inventiva e aplicação industrialSer um sinal distintivo visualmente perceptível
Documentos necessáriosRelatório descritivo, resumo, reivindicaçõesComprovante de atividade ligada à classificação da marca
Busca de anterioridadeImportante para entender o estado da técnicaNecessária para verificar a distintividade entre outras marcas

Em conclusão, espero que as diferenças entre os dois tipos de proteção tenham ficado claras. Quer você deseje proteger uma marca, quer você deseje proteger uma patente, saiba que essa proteção é assegurada por Lei e você tem esse direito.