Inovar de forma constante é o grande desafio das empresas. Por isso, muitas delas fazem ações específicas para a promoção da inovação. Mas, como saber se as ações estão trazendo resultado? É preciso, então, entender como medir a inovação de uma empresa e definir os indicadores de inovação.

O primeiro passo é compreender que as ações de inovação precisam ser gerenciadas pelo o que chamamos de gestão da inovação. Quando uma empresa utiliza a gestão, ela possui critérios, processos, metas e indicadores de gestão da inovação para mensurar os resultados de cada ação.

Por outro lado, há um grande número de empresas que fazem ações para inovar, mas acabam não medindo se as ações trazem um resultado de fato. Em alguns casos, não mensuram por não conseguirem identificar os principais indicadores.

Assim, trazemos uma série de exemplos de tipos de indicadores de inovação que podem ser utilizados para mensurar a inovação.

Desenvolvimento de produtos internos

Se o foco da sua empresa é desenvolver soluções de pesquisa & desenvolvimento (P&D) internamente, alguns indicadores de inovação tecnológica podem auxiliar a medir a inovação. Número de:

  • Ideias iniciais que surgiram para o desenvolvimento
  • Ideias que passaram para a fase de projeto
  • Projetos que viraram produto/solução
  • Produtos ou soluções que foram inseridas no mercado ou no processo produtivo
  • Investimento em P&D
  • Patentes geradas
  • Além do retorno financeiro de cada solução ou produto (se for inovação em processo, é possível medir o tanto que reduziu de custo ou de tempo).

Soluções inovadoras em parceria com startups

Se o foco de atuação é voltado à parceria com startups, há outros indicadores que podem ser inseridos na mensuração. Tais como:

  • Valor investido no programa com startups
  • Nº de startups que tinham interesse na parceria
  • Startups parceiras
  • Soluções / produtos desenvolvidos em conjunto
  • Tempo de desenvolvimento do produto/solução
  • Tempo de inserção da solução no mercado.

Medindo a inovação com universidades

Para as empresas que atuam em parceria com universidades ou institutos de pesquisa, alguns indicadores podem mostrar bem o resultado das inovações obtidas a partir das iniciativas de transferência de tecnologia. Como por exemplo:

  • Quantidade de universidades parceiras
  • Total de pesquisas desenvolvidas
  • Patentes compartilhadas geradas
  • Número de produtos / soluções desenvolvidas em conjunto
  • Recursos envolvidos para faturamento dos produtos / soluções desenvolvido pela parceria.

É importante destacar que não há uma regra definida ou engessada de como medir a inovação na empresa. Cada negócio tem sua particularidade, seu mercado e sua forma de atuar. Os indicadores devem ser adaptados às realidades. Mas não devem ser ignorados.

Se os empreendedores se dedicam ao esforço de inovar, precisam medir para analisar se de fato as ações estão trazendo resultados. Somente os indicadores podem mostrar isso. Caso não esteja com resultados satisfatórios, é possível mudar a forma de promover a inovação.

Entender essa dinâmica e tão importante quanto o simples ato de inovar.