Vamos conversar sobre as marcas evocativas, descritivas e arbitrárias. Definindo esses conceitos, esperamos te ajudar a entender sobre a importância da escolha da sua marca. Tanto para o registro, quanto para o investimento nela e inserção no mercado.
Assim, para garantir que sua marca seja bem posicionada no mercado e que o processo de registro dela seja um sucesso, você precisa compreender que a escolha da sua marca deve ser feita com muito cuidado e carinho.
Marcas evocativas
As marcas evocativas são aquelas marcas que trazem em seu nome características do produto ou serviço que ela representa.
Ou seja, são nomes de uso comum, já conhecidos, fazendo uma ligação direta com o produto ou serviço ligado à marca.
Dessa forma, o registro da marca se torna mais difícil, por ela ser formada por palavras comuns, o que dificulta a distintividade de outras marcas do mesmo ramo.
Alguns exemplos de marcas evocativas são: Nescafé, Burguer King, e Netshoes. Todas essas marcas são compostas de palavras que descrevem a que as marcas se referem.
Marcas descritivas
Já as marcas descritivas trazem em seu nome adjetivos relacionados ao produto ou serviço que representam, explicando sua natureza.
Assim, são compostas de adjetivos que estão, intrinsecamente, ligadas ao produto ou serviço representado por elas.
Exemplos são a marca Bom ar, que representa um aromatizante de ambientes, Fofo, um amaciante para roupas e Atacadão, que se refere, justamente, a um atacado.
Marcas arbitrárias
Enfim, as marcas arbitrárias são o oposto das primeiras aqui definidas.
Esse tipo de marca são compostas de nomes comuns mas que oferecem um significado totalmente distinto dos produtos ou serviços que representam. Ou seja, são marcas fantasiosas.
Para entendermos melhor, vamos para alguns exemplos: a marca Apple, representando computadores, celulares e outros eletrônicos.
Também tem a marca Azul, que representa uma companhia de aviões. Um outro exemplo que marca de companhia de aviões é a Gol.
Dificuldades no registro e no mercado
Após as definições das marcas evocativas, descritivas e arbitrárias, podemos entender que as marcas evocativas e descritivas têm dificuldades no momento do registro, por serem compostas de nomes comuns, ligados ao produto ou serviço, ou adjetivos que os descrevem.
Assim, podemos considerá-las como marcas fracas, que não possuem distintividade suficiente de seus concorrentes.
As dificuldades no registro, por exemplo, podem se dar pois, o INPI não pode impedir outras marcas de usarem a palavra “café”, por exemplo. Assim, a marca Nescafé fica vulnerável, pois não tem a garantia de uso exclusivo de parte do seu nome.
Dessa forma, muito cuidado ao escolher uma marca fraca para representar sua empresa, produtos ou serviços.
É importante aceitar que, ao escolher uma marca desses tipos, você terá que conviver com outras marcas semelhantes, no mesmo segmento que o seu. Isso pode dificultar seu posicionamento de mercado e seu investimento em marketing, por exemplo, deverá ser muito maior.
Sobre as marcas fortes
Já as marcas arbitrárias, ou marcas fortes, tendem a impedir a semelhança com outras marcas do mesmo segmento, pois são compostas de nomes fantasiosos, que não possuem ligação direta com o produto ou serviço que representam.
No processo de registro, possuem mais chance de êxito, pois como a marca possui distinção em seu segmento, poucas pessoas vão querer se opor àquele registro, pois as marcas não serão semelhantes.
Mas, também existem alguns pontos negativos na escolha de uma marca arbitrária.
Justamente, por essa marca não possuir nenhuma relação com o produto ou serviço que ela representa, o empreendedor pode ter dificuldades na inserção da marca no mercado.
O investimentos em marketing para firmar a marca no mercado podem ser bem maiores.
Assim, ela pode ter mais dificuldades de alcançar um bom posicionamento no mercado por ser tão diferente das marcas concorrentes.
Estratégia para escolha da sua marca
Desenvolver uma marca não é uma tarefa fácil, e não deve ser considerada como fácil. É preciso ter muita seriedade e estratégia na hora de criar sua marca.
É preciso pensar em todos os riscos que envolvem a escolha dessa marca, o processo de registro dela e sua caminhada para inserção no mercado.
Se, para o mercado em que você atua, é mais interessante criar uma marca que tenha relação com seu produto ou serviço ou que descreva alguma característica ligada a eles, a estratégia é essencial.
Nesse caso, você precisa pensar e definir os meios que serão necessários para destacar sua marca das concorrentes.
Da mesma forma, se sua estratégia envolve criar uma marca totalmente distinta de seu produto ou serviço, cria um bom planejamento de marketing, para garantir a boa inserção da marca no mercado.
No processo de criação da sua marca pode ser que você encontre a marca dos seus sonhos, pela qual você se apaixone e não veja outras possibilidades além dela.
Mas, é importante ter outras opções, caso outra pessoa já tenha registrado essa marca, ou a marca seja muito fraca para o seu segmento.
Nossa dica Magu é: tenha várias opções no processo criativo, podendo ser marcas evocativas, descritivas ou arbitrárias, e fale com a gente. Podemos te ajudar, também, nesse processo de escolha.
Ou seja, nós verificamos quais dessas suas opções estão disponíveis para registro e também analisamos quais das escolhas é a marca forte para o segmento da sua marca.
Então, não tem desculpa para criar sua marca de qualquer jeito. Pense muito bem, crie sua estratégia e fale com a Magu!