Antes de iniciar o processo de registro, você precisa ter certeza de que o nome que você escolheu como marca está disponível.
É para isso que serve a busca de disponibilidade de marca. Marcas já registradas, ou em processo de registro, não podem ser registradas novamente.
Por isso, a busca de disponibilidade traz nomes iguais ou muitos semelhantes ao que você escolheu.
Dessa forma, você consegue mudar o nome ou fazer as alterações necessárias para deixá-lo mais forte antes de iniciar o registro de fato.
Onde é feita a busca de disponibilidade de marca?
A busca de disponibilidade de marca é feita no banco de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. O INPI é o órgão federal responsável pelo registro de gestão de propriedade industrial no Brasil.
No banco de marcas do INPI, nós conseguimos visualizar todas as marcas que já estão registradas e as que estão em processo de registro.
Assim, buscando da forma correta, é possível identificar marcas iguais ou muito semelhantes ao nome que você quer registrar. E ainda, podemos ver em quais áreas de atuação estas marcas estão registradas.
Por exemplo, se você identificar que uma empresa já está usando o nome que você deseja registrar, no banco de marcas do INPI, podemos verificar se essa empresa já fez o registro dessa marca ou não.
O que preciso para a busca de disponibilidade de marca?
Para a busca de disponibilidade, você precisa ter, no mínimo, o nome que você deseja registrar.
Mas, não é só o nome que compõem uma marca. Assim, se você já tiver o logo que pretende registrar, ele também pode ser analisado na busca de disponibilidade.
Assim, além de identificar marcas com nome semelhante, também podemos encontrar marcas que tenham o logo parecido com a sua e que podem impedir o seu registro.
Como a marca é registrada em uma área de atuação específica, a classificação de NICE, você também precisa definir a que a sua marca se refere.
Por exemplo, você faz bolos sob encomenda, e vai usar a marca nas embalagens dos bolos. Ou então, você presta consultoria na área de marketing e usará a marca nas suas redes sociais e site.
Na busca de disponibilidade, todos os componentes da marca são analisados. Assim, com essa análise, é possível definir se a marca está disponível ou não para registro.
Quando devo fazer a busca de disponibilidade de marca?
Você precisa fazer a busca de disponibilidade antes de entrar com o processo de registro de marca.
Aqui na Magu, usamos a busca de disponibilidade como um primeiro passo. Assim, você pode ter certeza que o nome está disponível, e inicia o processo de registro com mais segurança.
Se você está no processo de desenvolvimento da sua identidade visual, ainda escolhendo o nome da sua marca, a busca de disponibilidade pode te ajudar muito.
Ou seja, quando estamos desenvolvendo nossa marca, podem surgir muitos nomes nesse processo criativo.
Nesse momento, podemos fazer a busca de disponibilidade desses nomes, verificando quais estão disponíveis para registro e quais não estão.
Dessa forma, já podemos eliminar os que não estão disponíveis, facilitando o processo de decisão.
Atenção designers!! Essa é uma ótima estratégia para entregar um resultado bem completo ao seu cliente.
A busca de disponibilidade de marca é necessária?
Se você não quer jogar dinheiro fora em um processo de registro que pode resultar em um indeferimento, sim, a busca de disponibilidade é necessária.
Já pensou iniciar o processo de registro da sua marca, pensada por você com tanto carinho, que você investiu em uma agência de design para fazer a identidade visual que você tanto sonhou.
Então, um tempo depois, você recebe a notícia do indeferimento da marca, porque já tinha um registro igual anterior ao seu. Dá até uma dor no coração só de pensar!
Nós sabemos que a sua marca é um investimento. Desde o inicio, quando você investe seu tempo para pensar sobre ela, depois você investe no desenvolvimento da identidade visual, em todo o material para o marketing, em site e em redes sociais, várias outros investimentos.
Dessa forma, o registro da marca também é um investimento que deve ser considerado no seu negócio. E, de preferência, ele deve ser feito antes de todos os investimentos falados acima.
Todo investimento tem riscos. E nós sempre buscamos formas de minimizar os riscos de todo investimento.
A busca de disponibilidade é uma forma de minimizar os riscos do investimento que você vai fazer para o registro da sua marca.
Busca de disponibilidade de marca na Magu
Aqui na Magu nós já comprovamos várias vezes o quanto essa análise preliminar é importante e como ela pode minimizar riscos.
Afinal, quando você está no inicio do seu negócio e faz a busca de disponibilidade para registrar a sua marca, você ganha tempo.
Caso o nome escolhido não esteja disponível para registro, você ainda tem tempo para pensar em outro nome. Tem tempo para alterar algo, acrescentar ou tirar algum termo muito comum.
Enfim, agora que você entendeu o quanto a busca de disponibilidade de marca é importante, vem conversar com a Magu. Nós podemos te ajudar com isso.