Com a importância da inovação, surgiu um novo posto profissional: o head de inovação. É ele quem cuida do sistema de gestão da inovação de uma empresa ou instituição.
Esse é um perfil que está sendo cada vez mais procurado pelas empresas. De acordo com Reinaldo Donadio, head de inovação da Endeavor, o cenário é cada vez mais competitivo, incerto e completo.
“Nele, a tecnologia avança rumo à singularidade e o crescimento do mercado já não é linear, mas sim exponencial. A transformação digital fez seu chamado final em 2020. Agora, corporações de todo o mundo têm despertado para o fato de que ecossistemas abertos e colaborativos geram mais inovação e crescimento para todos os envolvidos.” afirma.
É por isso que esse profissional é muito importante em uma conjuntura como essa. Até porque, essa é a pessoa que precisa ter os conhecimentos em processos de inovação em conjunto com a área de atuação do negócio. Em qualquer área, desde no agronegócio até na área de estética. Assim, há muitas oportunidades nesse tema.
A execução dos processos de inovação
De maneira geral, é o head de inovação que vai gerenciar e acompanhar os processos de inovação da empresa. Se houver um programa de startups, por exemplo, será essa pessoa que estará por perto e olhará oportunidades de crescimento em conjunto.
Ou ainda, se há um programa interno de ideias, será o head de inovação que gerenciará os fluxos da ideia à solução inovadora.
Além disso, (e principalmente) será esse profissional que vai gerenciar o portfólio de atividades que podem resultar em soluções inovadoras. Ou seja: é ele quem organizará todo o sistema de gestão da inovação da empresa.
O head de inovação auxilia na estruturação da área
Tem muita gente que diz que inovação não é coisa de departamento. Que todos da empresa devem ter a premissa dessas atividades. E eu concordo em partes.
Porém, é sempre importante que uma área tenha um líder. Vamos dar um exemplo. Na área financeira, há diretores, gerentes, analistas, estagiários, entre outros, certo? Por que na inovação não pode ter?
Claro, não precisa ser hierarquizado. Isso foi só um exemplo. Mas é importante que empresas e instituições tenham essa referência e organizem uma estrutura.
Dessa maneira, é o head de inovação quem estará à frente das atividades necessárias. Além disso, é ele que deve ter o conhecimento profundo e necessário para a atuação.
Ah, e muito importante, não é um cargo, só para homens, ok?
O head de inovação auxilia a empresa a colocar em prática
Nós já sabemos que existem muitas empresas que se dizem inovadoras quando não são. Isso tem sido cada vez mais comum. Até porque, a palavra “inovação” está banalizada..
Porém, para que uma empresa seja realmente inovadora, o ideal é contratar um head de inovação. Assim, é ele ou ela que vai fazer com que a empresa tenha o olhar para a inovação de fato e não só no discurso.
O head de inovação é um gestor de projetos. Dessa forma, vai pensar em estratégias. Validá-las, planejá-las e rodar programas e iniciativas. Sem contar na necessidade de fazer a gestão da equipe, criar conexões e encontrar parceiros.
Mas atenção: normalmente, não é ele que vai idealizar as soluções. Por isso, o perfil é de um profissional que precisa entender o negócio da empresa e de novos modelos de negócio.
Qual o perfil de um head de inovação?
Agora que você já entendeu melhor o que um head de inovação faz, vamos entender como deve ser esse profissional.
Alguns pontos importantes para ser um profissional dessa área são:
- Ser curioso
- Gostar de aprender
- Ser aberto para experimentações
- Organizado
- Lidar bem com erros, já que eles existem em peso no caminho da inovação
- Ser resiliente e lidar bem com frustrações
Essas são algumas características que fazem a diferença.
Um outro ponto importante é ter paciência. Isso porque é muito comum encontrar resistência nessa área. Mesmo nas empresas em que a diretoria decide inovar.
Além disso, um head de inovação também precisa ter alguns conhecimentos-chave. Por exemplo: entender sobre processos de inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual, empreendedorismo e, claro, sobre startups.
O head ajuda a priorizar a inovação
Não é a primeira vez que eu falo sobre isso por aqui. A inovação deve ser tratada como prioridade em uma empresa que decide colocá-la em prática. Até porque, é ela que vai garantir um futuro competitivo para o negócio.
Portanto, atuar com um head de inovação vai fazer com que a área seja colocada como ponto de partida para o crescimento de uma empresa que quer ser inovadora.