Para inovar, a empresa precisa definir o que é inovação para ela. É a partir desse conceito que cria-se todo o sistema da empresa. E apesar de parecer um passo simples, o conceito tende a ser ignorado pelas organizações. E como consequência, você tem empresas com programas e ações desconexas. Que não trazem os resultados esperados. 

Quando a ISO 56002 traz uma série de diretrizes para o Sistema de Gestão da Inovação de uma empresa. Quando a empresa define o que é inovação para ela, estamos falando de clareza sobre o que procura. Inovar pode fazer parte de diferentes processos. E assim, pode gerar diferentes resultados. Então é importante que a empresa tenha clareza do que está buscando. 

A ISO 56000, lançada recentemente pela ABNT, diz que inovação é: “entidade nova ou alterada que realiza e distribui valor”. Essa ISO traz os fundamentos e vocabulários do Sistema de Gestão da Inovação, orientado pelo ISO 56002. A definição é enxuta e pode servir como ponto de partida para as empresas. 

Mas existem outros conceitos que podem ser a base para que sua empresa defina o que é inovação.  

Afinal, como definir “inovação”?

Há muita teoria sobre o conceito de inovação. Antes de tudo, eu recomendo que a empresa conheça esses conceitos. E a partir deles, construa uma definição que faça sentido dentro da organização. 

Lei de Inovação

A Lei de Inovação traz um conceito que gosto muito. Ele é baseado no Manual de Oslo e diz que inovação é:

“introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”

Olhando para essa definição, a empresa pode começar a construir seu conceito respondendo: 

  • O que ela entende por introdução de novidade ou aperfeiçoamento no seu ambiente produtivo? 
  • Inovação vai envolver novos produtos, processos ou serviços?
  • Que tipo de melhorias e ganhos de qualidade e desempenho vamos considerar? 

Manual de Oslo

Outro conceito que pode ser usado é o do Manual de Oslo, que diz:

“Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”

Diante desse conceito, você pode se perguntar. 

  • Quais as práticas de negócios que vou considerar? 
  • Será uma ação interna ou externa?

A partir desses conceitos e se questionando sobre como eles se encaixam na realidade da empresa, você já começa a criar a sua própria definição. 

 E quem vai definir?

A direção estratégica da empresa é definida pela alta liderança, certo? Assim, deve ser ela que define o conceito de inovação também. Pode até envolver os colaboradores, mas quando falamos sobre sistema da inovação, a alta liderança deve estar comprometida. E esse comprometimento começa por aí! 

Mas, se já tem o conceito…

Tati, se já tem o conceito de inovação, para que eu vou definir o da minha empresa? Simples. Porque tudo o que vamos fazer dentro da empresa relacionado às atividades de inovação vai permear esse conceito. Desde a decisão por uma ideia e não por outra, até se vale a pena colocar aquele projeto no mercado.

Então, é importante lembrar que esse conceito é a base de todo o sistema que será gerado. Assim, se você faz essa definição usando o que você quiser, sem se basear em nada, corre o risco de entenderem que você não está inovando, porque nem a premissa básica você considerou. 

Desta forma, é interessante ter uma mescla. Dos conceitos já existentes, com a realidade da sua empresa. É a partir dele que será possível realmente trazer soluções inovadoras para o seu processo interno ou ainda, para lançar no mercado.