A prospecção tecnológica é essencial para empresas que fazem a gestão da inovação. Tanto porque ela permite a avaliação de trajetórias tecnológicas, como também, de mercados.

Por conta disso, é necessário que empresas que querem inovar conheçam sobre o assunto.

É possível considerar alguns pontos para se fazer a prospecção tecnológica. Vou falar mais deles a seguir. Continue acompanhando.

Banco de patentes

Análise em banco de patentes para a prospecção tecnológica

As patentes são grandes fontes de informação. Elas possuem elementos que permitem entender o avanço da inovação. Além disso, ajudam no caminho de empresas e de instituições de pesquisa.

É importante entender a patente como um objeto de análise. Assim, é necessário considerar o que pode ser feito a partir do que está no documento.

Aliás, é como se o documento de uma patente fosse a base para o próximo passo. Ou seja, é uma pesquisa para o avanço.

Ter condições de analisar documentos de patentes permite entender concorrentes. Além disso, é possível considerar novos parceiros e, principalmente, não ter que começar do zero.

Assim, é uma forma de identificar tendências e considerar novas ações.

Design sem nome (2).png

Estudos em bancos de dados científicos

A prospecção tecnológica em banco de dados científicos permite a análise de artigos. Mas, se a empresa não é acadêmica, qual o motivo para ter o interesse em artigos científicos?

Da mesma forma que o banco de patentes, os artigos permitem entendimento sobre o assunto que se quer tratar. Dessa maneira, é possível encontrar grupos de pesquisa para as áreas de interesse.

É muito comum algumas empresas quererem fazer parcerias com universidades, mas não saberem por onde começar.

Assim, analisar artigos científicos e temas de interesse faz com que a empresa seja mais certeira na tomada de decisão. Dessa forma, escolher o grupo de pesquisa para fazer parceria não será tão difícil.

Isso porque ela poderá encontrar um que realmente faça as coisas saírem do papel.

Startups

Startups e prospecção tecnológica

Fazer prospecção em parceria com startups também é uma escolha.

Grandes corporações têm apostado muito nesse caminho. Dessa maneira, criam programas específicos de inovação para trabalharem com startups.

As startups garantem soluções inovadoras. Usam métodos ágeis de teste e validação com clientes e otimizam recursos humanos e financeiros.

Algumas empresas apoiam aceleradoras. Outras, criam programas internos. Assim, se aproximam de startups para alcançarem novos negócios ou novos mercados.

Mas, há empresas que não possuem condições financeiras para isso. Nesse caso, a recomendação é participarem de eventos que promovam esse tipo de iniciativa.

Eles ajudam a entender como funcionam as startups, já que elas têm mudado o mundo da inovação.

Aliás, além das soluções inovadoras que as startups podem oferecer, está o método como elas se organizam. Fizemos um artigo sobre esse assunto aqui no blog.

O caminho que a empresa escolhe para a prospecção é muito importante quando o assunto é gestão da inovação. Ele deve ser seguido com foco e por pessoas com conhecimento. Isso porque essa atividade demanda tempo e recursos!

Quer saber mais sobre gestão da inovação? Nós temos diversos artigos sobre o assunto. Clique aqui.