Hoje eu vou te mostrar que o registro de marca não é custo, é investimento. Se você pensa que a marca é só o nome pelo qual seu negócio é chamado ou conhecido, saiba que é muito mais do que isso.

Colocar em prática a decisão de abrir o seu próprio negócio não é fácil. Analisamos os prós e contras, analisamos vários cenários e pensamos várias vezes em desistir.

Mas, independente do ramo do seu negócio, para formalizá-lo você precisa fazer um investimento. Esse investimento engloba as despesas com contador, com insumos, tecnologias, aluguel ou compra de um local e o registro da marca.

Isso mesmo, o registro da marca deve fazer parte dos investimento iniciais do seu negócio. Vou te explicar melhor.

Valor da marca para a empresa

Podemos dizer, com toda certeza, que a marca é um investimento para a empresa. E não é só sobre o registro que estamos falando.

Quando você quer tirar sua ideia do papel e iniciar o seu próprio negócio, geralmente você já pensa em um nome no qual você se identifica e que vá identificar a sua empresa.

Então, você contrata uma agência de design para desenvolver a identidade visual, a cara pela qual sua marca será reconhecida no mercado.

A agência faz um trabalho bacana, você se apaixona pelo resultado e não vê a hora de divulgar a marca. Então, já investe em redes sociais, manda fazer a fachada da sua empresa com a identidade visual desenvolvida e o nome que você tanto amou.

empresa e o registro da marca

Preciso mesmo registrar a marca?

Até o momento você já investiu bastante né? Daí, nesse momento em que você já está com o nome pronto e iniciando a divulgação no mercado, você descobre que precisa registrar a marca.

Então você pensa bastante. “Será que é preciso registrar mesmo?” “Eu conheço fulano que nunca registrou e não teve problemas”, “Acho que isso de ter a marca roubada só acontece com quem é famoso”.

No fim você deixa para lá e não faz o registro, com fé de que nada de ruim vai acontecer e você não vai perder sua marca, na qual você já investiu tanto.

Mas, e se acontecer algum problema? E se daqui a dois meses ou daqui cinco anos você receber uma notificação extrajudicial exigindo que você pare de usar a marca?

É preciso pensar nessas possibilidades também e entender que o registro da sua marca é um investimento.

Se você faz tanto investimento para fazer sua marca e seus produtos chegarem no mercado, por que não considera o registro desse nome como investimento?

Registro de marca é investimento?

Sabemos muito bem que quando você abre uma empresa, você tem sua lista de prioridades. Conquistar clientes, ser reconhecido no mercado, gerar lucro, esses são alguns dos principais objetivos do empresário, com certeza.

Também sabemos, e já nos deparamos diversas vezes com essa situação, de empresários que abrem a empresa e nem sabem que existe a possibilidade de registrar sua marca. Muito menos que isso é necessário.

Como queremos mudar esse cenário, vamos primeiramente te explicar que, quando você abre uma empresa, sua marca não é registrada automaticamente.

Não é seu contador que vai fazer isso por você, não é quando você registra sua empresa na Junta Comercial que a segurança estará garantida, muito menos quando você registra o domínio de seu site.

Aliás, é muito melhor você verificar a disponibilidade do nome para registro antes de fazer tudo isso. Assim você não corre o risco de, ao final de todo o processo de abertura da empresa e escolha do nome, descobrir que já existe marca registrada e que você terá que mudar tudo.

Quando devo registrar minha marca?

Nós sempre vamos te aconselhar a fazer o registro logo que abrir a empresa. Mas sabemos bem que, para muitos empreendedores essa não é a prioridade.

Mesmo assim, vamos listar alguns motivos para que você registre sua marca o quanto antes. Com essa lista em mente (salva ela ai para não perder!), você mesmo decide quando deve registrar sua marca.

  • Se você não registrar, a marca não é sua;
  • Outra pessoa pode registrar e te impedir de usar a marca;
  • O nome que você criou merece ser protegido;
  • Seus clientes são conquistados pela sua marca;
  • Você só pode licenciar sua marca se ela estiver registrada;
  • Uma marca bem trabalhada no mercado pode ultrapassar o valor da empresa.
registro de marca é investimento
Fonte: Pixabay

Uma informação bacana que acho que você não sabia é que, se você registrar sua marca e, no futuro, fechar a sua empresa, por qualquer motivo, você pode licenciar a marca e continuar faturando com ela.

No caso de venda do negócio, a marca entra na negociação, pois ela é um bem intangível da empresa. Muitas marcas ultrapassam o valor da empresa e ter o registro dela pode te beneficiar nesse tipo de transação.

E aí, ficou clara essa relação entre a empresa e o registro de marca? Se você quer entender melhor como funciona o registro de marca e como a Vlinder atua nesse processo, venha conhecer mais sobre a gente!

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