A política de inovação é o ponto de partida para empresas e instituições públicas que queiram atuar com gestão da inovação. Desta forma, é importante começar com uma distinção. Esse artigo não trata de política de inovação do ponto de vista das políticas públicas, mas sim no sentido de organização dos planos das instituições.

Política de inovação é o documento que compreende as regras de uma empresa ou instituição pública sobre a sua atuação para a promoção da inovação. É, neste documento, que estarão as regras do é feito para uma empresa inovar. Por isso, ela é definida de acordo com cada realidade empresarial ou institucional.

Além disso, é na política que descrevemos quais são os programas para a promoção da inovação. Neste sentido, é um instrumento de uso contínuo, que garante a transparência das ações, bem como o que está sendo feito para inovar.

Política de inovação para empresas

Defendo que as empresas que possuem programas para inovação, devam ter suas políticas bem definidas. Entendam que bem definido não significa engessado. A proposta é que a política traga as informações básicas do relacionamento para a inovação aberta. Sejam eles com startups ou com universidades.

Uma empresa pode, por exemplo, definir que só vai atuar com universidades seguindo a premissa da Lei de Inovação. Sabendo disso, já é possível entender que as relações serão formalizadas e as premissas são estabelecidas de acordo com a legislação.

Se a empresa vai se relacionar com a startup. A política pode envolver as regras básicas dessa relação. Neste aspecto, é preciso definir a política de acordo com a realidade da empresa e das ações que ela pretende fazer.

Assim como há a política de RH, a política de inovação serve como uma baliza para entender o que queremos e como queremos atuar. Há uma ligação grande com compliance e a forma com que lidamos com os processos internos.

Política nas instituições públicas

No caso das instituições públicas, a política de inovação é um dever proposto pela Lei de Inovação. Todas as instituições, que lidam com ações para a promoção da inovação, devem ter a sua definida.

Desta forma, a política trará as regras do que pode e do que não pode ser feito. Como se trata de uma instituição pública, a política vai nortear as ações. Além disso, a legislação previu que cada instituição tem autonomia para criar a sua, mas é preciso seguir uma base. Ou seja, todas as instituições públicas precisam ter em sua política os seguintes pontos:

  • O papel da instituição no processo de inovação;
  • Forma de se relacionar com as empresas;
  • Possíveis parcerias com inventores independentes;
  • Atuação do pesquisa nos processos de inovação.

Ter a política de inovação auxilia na aproximação de parceiros. Sabendo quais são as regras e os programas, bem como a forma como eles atuam, os parceiros terão clareza das possibilidades e se poderão ou não se engajar. Quando não há conhecimento das regras, quando elas mudam a toda hora, as relações ficam inseguras, o que não é bom para nenhum dos lados.